terça-feira, 17 de maio de 2011

A dança também é um ato Profético

Primeiro o que é um Ato Profético? Vivemos em contato constante com dois mundos, o mundo físico e o mundo espiritual. Do contrário que as pessoas pensam, o mundo físico é que é regido pelo mundo espiritual. Antes das coisas se tornarem física, palpável, visível aos olhos, elas primeiras 'acontecem' no mundo espiritual. Um exemplo básico é que toda ação antes foi um pensamento, não fazemos nada sem antes pensarmos, mesmo que inconscientes.
O Ato Profético é na verdade o exercício da Fé, em Hebreus 11 diz: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.", assim o Ato Profético é a fusão desses dois mundos, tornar a existência um ato no mundo físico também real no mundo espiritual. Quando Jesus foi curar um cego como descrito em João 9.6: "Dito isto, cuspiu no chão e com a saliva fez lodo, e untou com lodo os olhos do cego", ele tomou barro e cuspiu e passou sobre os olhos do cego, poderíamos conjecturar o seguinte: Somos feito de barro, talvez Jesus tenha colocado aquilo que faltava nos olhos daquele cego. Em Lucas 7.37-38 vemos: "E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo; e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo.". Aqueles homens ali presentes não entenderam esse ato de 'desperdício' daquela mulher, mas Jesus sendo conhecedor de todas as coisas compreendeu com firmeza aquele ato profético.
Poderíamos citar tantos outros atos, como sendo verdadeiros Atos Proféticos. Se profetizar com a boca é tornar a existência aquilo que não visível, logo o Ato profético é o mesmo, no entanto usa uma linguagem diferente para fazê-lo, não somente a boca.
A Dança não é apenas um momento contagiante de alegria ou simplesmente um louvor a Deus. A Dança pode, vejam bem o que falei, pode ser um Ato Profético. A Palavra de Deus diz que a boca fala do que está cheio o coração e, não é o que entra, mas o que sai da boca que contamina o homem. Transliterando o texto temos: "O corpo expressa do que está cheio o coração e, não é o que vemos, mas o que fazemos que contamina o homem", ou seja, dançamos do que o Espírito que habita em nós nos ensina, se estamos cheios de outros espíritos que não é o Espírito do Senhor, nossa dança não será abençoadora, portanto não são os movimentos, o estilo de dança, não é aquilo que vemos, mas o que fazemos em espírito que contamina aqueles que nos vêem, amaldiçoando ou abençoando.
João diz no seu capítulo 4, verso 24 que Deus é Espírito, ele vive no mundo espiritual, e é necessário que aqueles que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Bem, se quisermos tocar o coração de Deus, nossa adoração deve ser em espírito e também deve ser algo genuíno. Em Espírito, porque temos que dançar de acordo com o Espírito que habita em nós e em Verdade, porque a nossa dança é um ato de 'oferta' e Deus ama ao que dá com alegria. É como se eu ensaiasse o mês inteiro e no dia da apresentação por pensar que sabe tudo, cometer vários erros. Nem sempre sabemos como o Espírito do Senhor nos conduzirá durante a adoração, e o que Ele nos levar a 'dançar', certamente irá edificar aqueles que estão a nossa volta. Mas como disse o Senhor Jesus, seja como crianças, porque delas fluem o perfeito louvor.
Creio que quando conseguimos fundir o mundo físico e espiritual, a dança deixa de ser simplesmente um louvor a Deus e passa a ser um Ato Profético. Todo ato tem resposta, essa resposta pode vir para aquele que dança ou mesmo para toda igreja.
Quero terminar com o Salmo 150 que diz: "Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!", A adoração com danças não é exclusiva de bailarinos e levitas, dançar é bailar, dança é movimento, antes de dançarmos com o corpo, dançamos com a alma. Basta um simples bater de pés e você pode tornar isso em dança, lembra do Sapateado? Portanto adore ao Senhor com sua dança!

Um comentário:

  1. primaaa parabens seu blog ta lindooo, que Deus te de muita sabedoria e continue te abençoando sempre....Te adoro...beijão

    ResponderExcluir